sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Iluminação é inaugurada com espetáculo
 

Apresentações musicais, muita luz e queima de fogos foram partes do espetáculo “Natal de Luz”, que aconteceu ontem à noite no Colégio Champagnat. Promovido pela Secretaria da Educação, o evento contou com a participação da Associação Banda Musical, da Orquestra Sinfônica de Franca, de alunos da escola de ballet Raquel e Camila, dos cantores líricos Saulo Couto e Giovana Mantovani, além de 300 crianças dos cursos de iniciação musical da rede municipal de ensino. 

A festa começou às 20 horas em frente à escadaria do Champagnat. Saulo 
couto  e Giovana Mantovani cantaram Ave Maria de Gounod enquanto a primeira-dama de Franca, Diva Faleiros Rocha, e a secretária de Educação, Leila Haddad Caleiro, acionavam a iluminação. O prédio ganhou colorido na fachada, janelas e portas. Os coqueiros e árvores também foram decorados e, no portão, a frase “Feliz 2010”. Os motoristas que passavam pela Avenida Champagnat no momento pararam seus veículos para assistir.
NO CHAMPAGNAT

Orquestra faz concerto de Natal neste domingo



Embalada pelo clima de fim de ano, a OSF (Orquestra Sinfônica de Franca) promove neste domingo, às 20h30, um Concerto de Natal na Capela do Colégio Champagnat. No repertório, músicas sacras e natalinas. Os convites são gratuitos, mas a capacidade do local é de 160 pessoas sentadas, por isso, as pessoas interessadas devem reservar lugar pelo telefone .

O maestro Nazir Bittar recorda que no ano passado o concerto natalino foi realizado na Catedral e que a ideia da apresentação na Capela é antiga. “Ensaiamos lá desde julho de 2008 e minha intenção é fazer do local uma sala de concerto.


Mesmo precisando de restauração, a Capela é linda, pintada pelo artista plástico francano Agostinho Ferrante”, ressalta o maestro, contando que a sala será decorada por Maria Amélia Foster Moretti especialmente para o concerto.
Como as mais de 20 apresentações que a OSF fez em Franca e região durante o ano, o Concerto Natalino promete emocionar o público.



Como as mais de 20 apresentações que a OSF fez em Franca e região durante o ano, o Concerto Natalino promete emocionar o público.
Além dos músicos, vários convidados participam do espetáculo: o tenor Saulo Couto um dos maiores tenores líricos do nosso país, o barítono Luis César dos Reis, o Quarteto Opus Vivati (formado por Fernando Diniz, Fernando Bachur, Priscila Cubero e Priscila Ragazzi), a atriz Ana Cláudia Segadas (do grupo Ato) e um coro infantil com 50 crianças da rede municipal de Ensino, coordenado pela professora Lisiane Bassi

Nazir revela que escreveu um conto de Natal questionando porque Deus enviou seu filho Jesus à Terra. “No concerto, a atriz Ana Cláudia Segadas fará uma perfomance com declamação do conto intercalando com as músicas”, conta. No repertório, canções como Ave Maria (Schubert), Ave Maria (Mascagni), ET Misericórdia (Bach), Glória, Adeste Fidelis, Ave Verum Corpus (Mozart), Oração a São Francisco, entre outras. Para encerrar, Noite Feliz será cantada em três idiomas: italiano, espanhol e português.
Segundo o maestro, 2009 foi um ano extremamente produtivo para a Orquestra, que atualmente é composta por 30 músicos e quatro cantores “que querem trabalhar em prol da música”.
Para o ano que vem, ele já pensa em novos projetos. “Planejo um concerto só com músicas de compositores francanos e outro de autores brasileiros. Também quero estabelecer parcerias com as academias de balé da cidade”, finaliza Nazir
SINFÔNICA FAZ CONCERTO DE NATAL NO CHAMPAGNAT DOMINGO


A Capela do Colégio Champagnat é um ambiente dos mais familiares para os músicos e componentes da Orquestra Sinfônica, já que ali eles realizam os seus ensaios e a partir dessa apresentação ganhará status de sala de concertos.
O maestro Nazir convida população a estar presente, destacando que haverá a participação especial de solistas e de um coro infantil formado por crianças da rede municipal de ensino, coordenado pela professora Lisiane Bassi. Os organizadores solicitam que as pessoas que desejarem comparecer, que façam reservas prévias de lugares pelo tel. 8804-1909, já que o espaço da Capela é limitado e a intenção é garantir todo conforto para quem for assistir ao espetáculo.
BELEZA E TALENTO MARCAM O NATAL DE LUZ DO CHAMPAGNAT
O mau tempo e a chuva da última segunda-feira não prejudicaram a cerimônia do Natal de Luz do Colégio Champagnat, que marcou o acionamento da decoração natalina do prédio. Como acontece em todos os anos, centenas de pessoas puderam ver as luzes de Natal do antigo colégio, cuja entrada recebeu micro lâmpadas azuis que encheram de alegria as palmeiras, as janelas também foram iluminadas e logo no portão, um painel desejando "Feliz 2010", a toda a cidade.

Tão logo a decoração, preparada pela secretaria de Educação, foi acionada, os presentes acompanharam a interpretação da música Ave Maria pelos cantores líricos Saulo Couto e Giovana Mantovani que emocionaram a todos os presentes no grande evento, seguida da apresentação das crianças da rede municipal das janelas do prédio e a queima de fogos, que indicavam o espetáculo que estava por vir, com o Concerto de Natal nos jardins internos do Champagnat.  A apresentação que contou com a presença da Orquestra Sinfônica, cantores da cidade, bailarinas da Raquel e Camila Ballet e os cerca de 300 alunos da rede municipal do projeto Musicando, arrancaram aplausos e a emoção do público do começo ao fim da cerimônia, mais uma vez surpreendendo a todos que participaram do evento."
A combinação entre a Orquestra Sinfônica, os cantores e as crianças foi linda e me emocionei por várias vezes", contou uma senhora que esteve presente com toda a família.
O Natal de Luz foi encerrado com a participação de todos os envolvidos interpretando a música "O fim do ano", que foi apresentada em ritmo de samba, seguida de novos fogos, que finalizaram o evento.


Veja algumas fotos





















0 comentários:

Postar um comentário