terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Biografia

Biografia



Saulo Couto nasceu na cidade de Cássia, em 11 de fevereiro de 1975, no interior de MG, no ano de 1.984 foi quando deu início a sua carreira musical, sendo coralista e solista no Coral dos Pequenos Cantores de Cássia,Sob, regência do maestro, Heitor Geraldo Magela Combat,que foi de grande importância na sua carreira musical  inicial , e o seu grande mecenas, o encorajando a tentar uma carreira de um solista profissional da cidade de Cássia para o mundo.

Foi quando mudou –se para franca e iniciou seus estudos de técnica e impostação vocal com a Professora Célia David, e música com a Professora Célia Pólo em Franca - SP no Conservatório Musical Pestalozzi no período de 1.993 a 1.996. Participou das Oficinas de musica XIII e XVI (Opera estúdio),Promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba PR e da coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de extensão e Cultura da Universidade do Paraná, Sob orientação de Neide Thomas e Rio Novello no ano de1995 e 1996 onde estudou Impostação, Técnica Vocal e interpretação Musical.

E no mesmo ano de 1.996 participou de um Concurso em Florianópolis - SC,promovido pela Fundação Cultural Franklin Cascaes também sob orientação de Neide Thomas e Rio Novello. Em 1.997 teve aulas Máster Class com o soprano Niza de Castro Tank, e canto lírico com Francisco Campos no ano de 1.998. Estudou canto na companhia de ópera Minaz, com a professora Gisele Ganade em 1999. Sua voz foi analisada por renomados Professores e Críticos de música, aos quais foram unânimes em reconhecer o extraordinário talento do Tenor Saulo Couto. Em 2.000 deu Seqüência a seus estudos musicais, com a renomada professora, Pianista, Concertista e Musicista o Soprano Helly Anne Caran, na cidade de São Paulo, onde  permanece ate hoje sob sua orientação.

Em 2.001 Foi convidado pelo maestro Agustinho Záccaro a se entregar a sua orquestra, onde fez inúmeros concertos em turnês pelo Brasil. Alem de ser sempre convidado pelo maestro a participar de seus programas de televisão no programa Italianíssimo, voltado para as colônias italianas no Brasil,intepretando musicais, arias de óperas e canções Napolitanas. Em 2001 foi convidado de honra, para cantar a aria Nessum Dorma, da Ópera Turandot de Giacomo Puccini e Pai nosso (Lord's Prayer)- Malotte, em rede nacional, em um Concerto pela paz, no Cine teatro Gran Rexs na cidade de Medoza (Argentina).

Em 2.001 foi convidado pela Walt Disney World para fazer varias versões musicais,como A Cinderella,A Branca de Neve, Pinoquio e o Rei leão dentre outros. Em 2.002 Recebeu da sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, uma Placa de Honra ao Mérito ao Profissional da Voz.

 Foi convidado no ano de 2.003 a se integrar à associação Internacional do Lions Clube Bonaventura Cariolato que e formado somente por artistas. No inicio de 2.004 foi convidado para atuar como produtor musical,participando de vários projetos e festivais de música, buscando novos talentos, jovens envolvidos na música Gospel e Erudita. No período de 2.001 a 2.006, recebeu seis troféus de Personalidade, em destaque do ano, na área musical.

Atuou em um belíssimo projeto promovido por Helly Anne Caran e o produtor de artes cênicas Walter Neiva, diretor da opera de São Paulo,e sob a narração do aclamado ator António Fagundes o projeto Opera in Concert e Opera Gala, se destacando com grande sucesso interpretando, conhecidas operas como,La Boheme, Il Pagliacci, Tosca, Rigoletto,Cavallaria Rusticana e Carmen.

Cantou o Réquiem de Mozart, com orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o coral Magnificat em um concerto de comemoração aos 200 anos do nascimento do compositor, Hector Berlioz, Com a participação, e Regência da Maestrina, Snijana Dragan da Ucrânia.Fez vários Concertos com orquestra sinfônica sob a Regência do Maestro e Violinista Jonas Mafra.

Cantou sob regência do Maestro A. Petuhov, Condutor da Russian Philharmonic Orchestra peças tradicionais da música sacra, cantado em vários idiomas: Inglês Russo, Alemão, Francês, Italiano, Espanhol, latim e Português.
Saulo Couto é indicado em novembro de 2.005, como grande artista que mais se destacou nas artes musicais,recebendo da feira de artes um troféu de reconhecimento pela sua arte .

 Em 2.006, foi convidado para gravar seu primeiro álbum intitulado "The Finest Moments" junto da "Orchestra e coro della Compagnia d'opera Italiana" sob; REGENCIA do Maestro Antonello Gotta..
 É um belíssimo álbum composto de arias de operas famosas dos grandes compositores, Verdi, Puccini, Donizeti,dentre outros .

 E no mesmo ano de 2006 foi homenageado com o troféu Talento Gospel, na categoria produção musical e composição e o prêmio de destaque pelo álbum " The heart of the Moments", prêmio recebido pelos vários concertos nos teatros e convenções de música no Brasil  e exterior.

E ainda no mesmo ano de 2006 foi convidado pela "Bci Music Records" London Pops Orchestra a intepretar,Some Day My Prince Will Come,When You Wish Upon a Star, no album "Magical Movie Music" uma coletanea de canções da disney, ganhando destaque mundial de vendas pelas suas inerpretações de dois  grandes clássicos da Disney

No mês de  Maio de 2006 em Dallas (Texas); O tenor Saulo Couto  vive o apaixonado príncipe Calaf, da opera Turandot de Giacomo Pùccini, contracenando ao lado do Soprano, Alessandra Marc,aguardado em um dos maiores hits da história da ópera, a ária Nessun dorma.
 
  Em 2008 participou do programa Raul Gil na TV Bandeirantes se destacando com muito sucesso como grande interprete na música lírica.
Em 2011 a Produtora Musical "INNO RECORDS" o contrata a gravar um Box um projeto intitulado "Meu canto de paz" contendo 10 Volumes onde interpreta o melhor da Musica Sacra, intitulado "Meu canto de paz"

0 comentários:

Postar um comentário